Powered By Blogger

segunda-feira, 18 de maio de 2015

    A vela significa a chama e a verocidade de nossa alma, pois ela acessa significa a chama da nossa fé.Então a cada pedido ou a cada agradeçimento, temos sempre que ter o ato de acreditar e tendo a firmesa daquilo que esta se pedindo, pois cada pensamento tem uma força ou reação.
 Se você esta temdo uma vibração negativa, aquela vela vai ter a reação negativa no seu pedido, tipo estou atribulada em casa e fazendo o pedido.Esta vela vai pegar o negativo, por isto precisa uma preparação antes.Pois tendo_se fé tudo vai dar certo.

 Uso das velas:

Na Umbanda, o uso da vela branca é o mais freqüente, devido à sua representação como símbolo da pureza. A cor branca na Umbanda é a cor do Orixá Oxalá. Daí a razão do uso de velas brancas na maioria dos rituais de magia, dentro da associação da pureza/Oxalá.

O Orixá Ogum, tido como senhor das guerras, tem uma vibração muito forte. As velas vermelhas, quando acesas dentro de seu ritual, vibram na mesma freqüência, com resultados mais favoráveis.

Considerando que a força da vela está mais na força mental do mago, a cor irá concorrer com o sentido de favorecer sua capacidade de concentração, devido a conjugação de freqüências idênticas.

Se houver uma inversão nas cores das velas, isso poderá ou não alterar o resultado dos trabalhos de magia, pois dependerá em grande parte da força mental do mago.

Ficou estabelecida que a cor amarela, que deriva da vermelha, é a cor do Orixá Iansã, também pelo fato de ser uma energia de luta. As velas acesas para Iansã deverão ser da cor amarela, para continuar em sua freqüência vibratória. A variação de quantidade de velas deve ser a mesma que se acende para qualquer outro Orixá ou Entidade, de acordo com os objetivos da magia. Todavia, o umbandista deverá ter o cuidado de acender sempre em numero impar de velas, pois no ocultismo os números ímpares não se anulam, por terminarem sempre em um; daí sua força mágica, por não ser um número divisível.

Acender apenas uma vela tem o sentido de unidade, de unificação. Três velas representam na mente humana a trindade divina (Pai, Filho e Espírito Santo). Cinco velas representam em nosso inconsciente coletivo o próprio homem. Sete velas significam a junção do espiritual (3) com o material (4), ou simbolizam a união entre o microcosmo (homem) e o macrocosmo (Deus), e assim por diante.

A cor azul, com sua vibração serena, vibra na mesma freqüência do Orixá Oxum, a senhora das águas doces e que atua sob a vibração de Yemanjá. A vela de cor azul tanto pode ser acesa para Oxum como para Yemanjá, que aceita em seu ritual velas brancas. Por isso alguns Terreiros preferem usar as velas bicolores, nas cores azul e branca, para Yemanjá.

Estabeleceu-se a cor marrom-ocre é a cor do Orixá Xangô, levando-se em consideração a neutralidade dessa mesma cor. A energia de Xangô emana dos minerais, que possuem uma variedade muito grande de cores. Curiosamente, prevaleceu a cor mais freqüente, que a das pedras sobre a superfície da terra.

A cor verde, por seu equilíbrio vibratório, obtido pela junção das cores amarela e azul, vibra na freqüência do Orixá Oxossi, o senhor das matas. Assim, uma vela de cor verde, acesa numa mata, que tem a cor verde, possui uma força vibratória muito forte, facilitando o trabalho de magia.

A cor rosa, com sua vibração cheia de vida, vibra na freqüência da energia da falange dos espíritos das crianças, conhecidas também como Ibejis. Velas bicolores, nas cores azul e rosa, são acesas também com o mesmo resultado das velas cor-de-rosa.

A vela de cor preta, com sua vibração pesada, simboliza a morte física (note-se que a morte também tem o significado de vida, conforme o ponto de vista) e tem a mesma freqüência de Omulú, o senhor da calunga ou do cemitério. O uso desta cor de vela deve-se restringir aos magos cujo conhecimento é maior e especificamente às entidades, pois sua freqüência é altamente negativa.

As velas bicolores, nas cores vermelha e preta, são utilizadas para os Exús. Devem ser acesas com muita cautela e de preferência por quem conhece os segredos da magia, ou seja, por quem conhece a “mironga”. A vela vermelha e preta, quando está queimando a cor vermelha, tem o sentido de luta; quando esta queimando a cor preta significa vitória sobre o objetivo proposto inicialmente.

As velas bicolores, nas cores branca e preta, são utilizadas nos trabalhos de magia dos Pretos Velhos e devem ser usadas sob a orientação direta dos próprios Pretos Velhos.

Para os trabalhos de alta magia, recomenda-se o uso de velas de cera, por sua constância e pela força de sua chama. É a vela ideal para as cerimônias (nos terreiros que procedem cerimônias) como por exemplo: batismos, cruzamentos, confirmações, casamentos, etc.

Anjo da Guarda - branca

Baiano - branca

Boiadeiro - branca

Caboclo de Ogum – bicolor branca e vermelha ou vermelha

Caboclo de Oxóssi - verde

Caboclo de Xangô - marrom

Caboclas – bicolor branca e verde ou branca, verde

Criança – rosa ou bicolor azul e rosa

Exú – bicolor preta e vermelha

Iansã - laranja

Yemanjá - azul CLARO ou branca

Marinheiro – bicolor branca e azul, ou branca, azul

Nanã - lilás

Obaluayê (Omulú) - branca e preta (amarela e preta)

Ogum – vermelha ou azul marinho

Oxalá – branca

Oxóssi – verde

Oxum – amarela ou azul anil

Pombo-Gira - vermelha

Pretas-Velhas – bicolor branca e preta, ou roxa

Pretos-Velhos – bicolor branca e preta


Xangô - marrom

(Mensagens das velas)

As divindades ou entidades também nos enviam
Mensagens através das velas e assim, dependendo
De seu comportamento, podem significar:

1) Quando a vela não acende de imediato:
A divindade invocada pode ter dificuldade em Se
Conectar. O seu astral pode estar baixo.

2) Quando a chama da vela tem a cor azulada:
Demonstra que por perto se encontram as entidades
De bom caráter, indicando um bom sinal.

3) Quando a chama da vela é vacilante, intermitente
Ou piscante:
A divindade está querendo alertar-lhe Que o seu pedido
Sofrerá algumas mudanças.

4) Quando a chama solta fagulhas:
A divindade providenciará alguém que servirá Como
Ponte de ligação entre você e a entidade.

5) Quando a chama oscila, aumentando e diminuindo:
A divindade está lhe avisando que você está muito
Disperso (a) é necessário maior concentração.

6) Quando a chama assume a forma de espiral:
A mensagem significa que o seu pedido será Atendido.

7) Quando o pavio é repartido em dois:
A entidade não está entendendo o seu pedido.

8) Quando a ponta do pavio permanece brilhante:
O seu pedido será atendido com êxito.

9) Quando a vela chora muito:
A divindade está informando que a realização
De seu pedido será muito difícil.

10) Quando a vela se apaga:
A divindade está lhe avisando que somente Realizará a
Parte mais difícil cabendo a você Resolver o Restante.

11) Quando após a extinção da vela sobrar um Pouco de
Pavio e alguma cera ao seu redor:
A divindade está pedindo para continuar o Ritual,
Pois somente uma vela não foi suficiente

Nenhum comentário:

Postar um comentário